Como Abrir uma Empresa de Software?

Como Abrir uma Empresa de Software

Se você tem conhecimento ou gosta muito dessa área, por que não abrir uma empresa de software?

Apenas saiba que é um setor que movimenta bilhões de dólares a cada ano, afinal, são novas tecnologias buscando atender às necessidades de pessoas físicas e empresas.

Além disso, não é necessário um grande investimento, mas o planejamento é essencial para o sucesso do negócio.

Portanto, se você tem um perfil empreendedor e não tem ideia por onde começar, preparamos um passo a passo para lhe ajudar.

O que é uma empresa de software?

Como o nome já indica, é uma empresa que vai desenvolver softwares, e é necessário ter uma estrutura básica.

Por exemplo, computadores de qualidade, uma excelente velocidade de Internet e claro, alguns programas.

A vantagem é que não é necessário um espaço muito grande, principalmente porque a maioria dos serviços são oferecidos online. Mas se você preferir, pode ter uma pequena sala apenas para poder receber seus clientes.

Por onde começar uma empresa de software?

Assim como qualquer outro tipo de empresa, a chave está em elaborar um plano de negócio.

Além disso, é essencial ter uma mão de obra qualificada para desenvolver os softwares, caso contrário, o negócio será totalmente inviável.

É onde você vai definir os seus objetivos, que tipo de software pretende desenvolver, quais clientes deseja atrair, quanto tem para investir, os resultados que pretende obter.

Isso serve também para verificar a viabilidade do negócio, saber quem são os concorrentes, como está o mercado na área, além de outras informações.

O primeiro passo é selecionar qual será o tipo de empresa.

Quais os tipos de empresa para seu negócio de software

Depois de montar seu plano de negócio, é preciso escolher qual será o tipo de empresa, que pode ser:

  • Empresário Individual: é uma empresa que permite contratar funcionários, e no caso de escolher o Simples Nacional, o faturamento anual deverá ser de até 4,8 milhões de reais.
  • Empresário Individual de Responsabilidade Ilimitada – EIRELI: é requisito um capital social equivalente a 100 salários mínimos, e os bens da empresa são separados dos bens pessoais.
  • Sociedade Limitada: é possível ter pelo menos de 2 sócios, e dívidas da empresa não interferem nos bens pessoais dos sócios.
  • Microempresa – ME: é um negócio que fatura até R$ 360 mil ao ano, e geralmente é por onde pequenos empreendedores começam.

Muitos empreendedores que estão começando, pensam em abrir um MEI, mas saiba que a atividade de desenvolvedor de software ainda não está incluída.

Vale lembrar que a EIRELI praticamente não existe mais, por conta da sua complexidade, e foi criada então a Sociedade Limitada Unipessoal, no caso de você não quiser ter um sócio.

Se você não conhece muito essa área e quer fazer tudo da maneira correta, é melhor contar com a ajuda de um contador ou escritório de contabilidade, pois vai lhe dar todas as orientações que precisa.

Ao elaborar o contrato social da empresa, é preciso deixar registrado quais serão as atividades, e devem ser feitas com base no CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

Saiba que no CNPJ terá um código que define quais são as atividades exercidas pela sua empresa.

No caso específico de uma empresa de software, existem duas opções:

O código 6202-3/00 significa Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis.

Já o código 6203-1//00  significa Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não customizáveis.

Mas é possível também adicionar atividades complementares, e o contador sabe quais você poderá incluir.

Após ter escolhido o tipo de empresa de software, é o momento de optar pelo regime tributário.

A escolha do regime tributário é fundamental na hora de abrir uma empresa de software, pois se traduz em pagar menos ou mais impostos.

Quais tipos de regime tributário para uma empresa de softwaree?

Os tipos de regimes de tributação mais comuns são:

1.Simples Nacional:

É um sistema simplificado, onde o recolhimento dos impostos é feito em uma só guia. E é muito indicado para pequenas empresas.

2.Lucro Presumido:

Nesse regime, os impostos são recolhidos separadamente, sendo calculados com base nas estimativas de faturamento.

3.Lucro Real:

Já o Lucro Real, todas as receitas , custos e despesas são levados em conta para levantar o lucro ou prejuízo, e a partir daí, calcular os tributos.

É perfeitamente normal ter dúvidas ao escolher o regime tributário para sua empresa de software. Por isso, a melhor saída é recorrer a um escritório ou consultoria de contabilidade.

Eles darão todo o suporte e orientar você quanto ao regime tributário mais adequado à sua empresa.

Como obter o CNPJ?

Existe uma série de documentos que precisam ser providenciados para obter o CNPJ, e juntamente com o contrato social, devem ser encaminhados à Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas.

Depois disso, é preciso dar entrada na Receita Federal e na Secretaria de Fazenda, e assim, ter a Inscrição Estadual.

Com tudo isso em mãos, é necessário ir até a Prefeitura para conseguir o Alvará de Funcionamento, e fazer o credenciamento para emitir nota fiscal.

Apenas para lembrar que empresas que trabalham com atividades de baixo risco, e a de software é uma delas, não é obrigatório obter licença nem alvará de funcionamento.

Embora você possa fazer tudo isso sozinho, a dica é contar com o suporte de um escritório de contabilidade, uma vez que são habilitados e já conhecem todas essas questões burocráticas.

Dessa forma, agiliza muito o processo de abertura da sua empresa.

Quais as vantagens de abrir uma empresa?

Tenha em mente que é muito mais vantajoso ter uma empresa do que trabalhar como pessoa física, especialmente pelos impostos pagos, que são muito menos.

Veja outros benefícios:

  • Maior credibilidade no mercado por conta do CNPJ;
  • Mais possibilidade de obter crédito;
  • Poder emitir notas fiscais;
  • Contribuir para o INSS com menor valor.

Embora algumas pessoas ainda terem um certo receio de abrir uma empresa, só essas vantagens mostram que não há motivo de preocupação, desde que faça do jeito certo.

Vale a pena abrir uma empresa de software?

A resposta é sim, especialmente porque o mercado de tecnologia da informação foi um dos que mais cresceu nos últimos tempos, mesmo com períodos de crise econômica.

Sejam serviços ligados à segurança da informação, aplicativos, cloud, gestão de finanças, o que não faltam são opções nessa área.

E como o mercado de tecnologia é bem amplo, torna-se mais que necessário um planejamento, pois pode gerar muitos problemas no futuro.

No entanto, é importante começar da forma correta, escolher o tipo de empresa e o regime tributário, onde uma consultoria de contabilidade pode ser de grande ajuda.

Além de dar toda a assessoria, vai te orientar quanto todo o passo a passoe todas questões legais, o que otimiza a abertura do seu negócio de software.

Tenha em mente que um erro cometido no início, pode acabar comprometendo todo o seu negócio. Mais um motivo para procurar orientação e apoio de uma empresa especializada.

E como você viu, abrir uma empresa de software não precisa ser um bicho de sete cabeças, muito pelo contrário!

Conclusão

Abrir uma empresa de software envolve várias etapas, desde a escolha do tipo de empresa e regime tributário até a obtenção do CNPJ. Este guia completo detalha o processo e a escolha do CNAE correto. Para facilitar esse processo complexo, muitos empresários recorrem a escritórios de contabilidade. Se você está planejando abrir sua própria empresa de software, não hesite em entrar em contato conosco para obter suporte especializado.

Está precisando de ajuda? 

Conte com nossa equipe de especialistas para te ajudar, entre em contato clicando aqui para falar conosco pelo whatsapp, ou ligue para (44) 3024-4433, aguardamos o seu contato.

ABRIR EMPRESA

TROCAR DE CONTADOR

ATENDIMENTO WHATSAPP

Atendimento

De Segunda à Sexta-Feira
09:00–11:30, 13:30–18:00

Endereço

Av. Brasil, 75 - Sala 01, Zona 08, Maringá - PR. CEP: 87050-465

Picture of Cassio Malveiro

Escrito por: Cassio Malveiro

© 2024 AudMed Contabilidade - Todos os direitos reservados.