Como Abrir uma Empresa de Marketing Digital

Como abrir uma empresa de Marketing Digital

Cresceu bastante o número de pessoas interessadas em abrir uma empresa de marketing digital, principalmente por conta da mudança do comportamento dos consumidores e avanços tecnológicos.

Hoje, a maioria das pessoas faz tudo pela Internet, desde uma simples pesquisa até uma compra propriamente dita.

Na verdade, são inúmeras as possibilidades que o marketing digital oferece, e se você está pensando em investir nessa área, é preciso tempo e dedicação, uma vez que a concorrência é bem grande.

Mas isso não é nenhum impeditivo para você se destacar no mercado e ter sucesso no seu negócio.

Portanto, vamos mostrar aqui todo o passo a passo para abrir uma empresa e nada melhor do que contar com especialistas para te ajudar em todo esse processo.

Entenda o que é marketing digital

Provavelmente, você já ouviu milhares de pessoas que conquistaram a independência trabalhando com marketing digital, que é basicamente usar a Internet para promover produtos e serviços, ter um blog, um site, um e-commerce, enfim, o que não faltam são opções.

Não é à toda que a maioria das lojas físicas está migrando para o digital, pois já está mais do que comprovado seu potencial.

Como já foi dito, os comportamentos e hábitos dos consumidores mudaram, e isso ficou muito mais visível com a pandemia do Covid-19.

Então, por que não aproveitar esse mercado aquecido e abrir sua própria empresa de marketing digital?

Quais os tipos de empresa que você pode abrir?

Para abrir qualquer empresa, e uma de marketing digital não é diferente, é preciso definir qual será o tipo de empresa, que podem ser:

1.MEI – Microempreendedor Individual

Muitos empresários preferem abrir um MEI, até para começar a se familiarizar com o negócio.

 A questão aqui é nem todas as atividades são enquadradas no MEI, logo, vale a pena pesquisar antes.

Então, o faturamento anual não pode ultrapassar R$ 81 mil reais, e só é permitido contratar um funcionário.

2.Empresário Individual

Nesse tipo de empresa, pode contratar mais funcionários, e se optar pelo Simples Nacional, o faturamento pode chegar a R$ 4,8 milhões anuais.

3.EIRELI – Empresário Individual de Responsabilidade Limitada

Responsabilidade limitada significa que os bens da empresa são separados do patrimônio individual, ou seja, caso a empresa tenha alguma dívida, os bens do titular não são comprometidos.

Apenas lembrando que é preciso ter um capital social equivalente a 100 salários mínimos.

Vale ressaltar que a EIRELI praticamente não existe mais, pois é muito complexa, e a opção é a Sociedade Limitada Unipessoal.

4.Sociedade Limitada

É uma sociedade composta por dois ou mais sócios, onde os bens pessoais são separados do patrimônio da empresa.

5.Sociedade Limitada Unipessoal

É um tipo de empresa para quem não quer ter sócios, e o patrimônio pessoal do titular também estará protegido.

Você viu que são vários tipos de empresas, e para começar da forma correta, a dica é contar com a assessoria de quem realmente entende e assim, dar todo o suporte que precisa.

Também é importante definir as atividades enquadradas no CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

E para cada atividade, existe um código. Lembrando que todas as empresas devem possuir o CNAE.

A seguir, veja as características dos regimes tributários e pense qual atende melhor à sua empresa.

Conheça os regimes tributários

Depois de definir o tipo de empresa, é necessário optar por um sistema de tributação, que podem ser:

Simples Nacional

A grande vantagem de se optar pelo simples nacional é por se tratar de um modelo simplificado, ou seja, o recolhimento de todos os impostos é feito em uma só guia.

Lucro Presumido

Como o nome já indica, os tributos são calculados com base em estimativas de faturamento, sendo mais indicado para empresas prestadoras de serviços.

Lucro Real

Nesse regime, para se calcular os impostos, são levados em consideração receitas, custos e despesas.

MEI

Já foi falado acima, e o MEI é indicado para quem está abrindo uma empresa de marketing digital, onde o faturamento mensal não deve ultrapassar R$ 6.750,00.

Pode parecer um pouco complicado a princípio, e por isso que vale a pena contar com o auxílio de profissionais de contabilidade para poderem te orientar a escolher o regime tributário mais adequado ao perfil da sua empresa.

É difícil obter um CNPJ para uma empresa de marketing digital

Os trâmites legais para abrir uma empresa de marketing digital são basicamente os mesmos de qualquer outra empresa, e no caso específico de obter um CNPJ, é necessário seguir algumas etapas:

  • Solicitar a abertura junto à Junta Comercial;
  • Preencher um formulário para dar entrada na Receita Federal;
  • Pagar todas as taxas;
  • Protocolar o processo de abertura.

Depois de tudo isso, no próprio site da Junta Comercial, você tem acesso ao contrato social e ao link para obter o CNPJ.

Hoje em dia, tudo está mais rápido e com menos burocracia, e em poucos dias já é possível abrir a empresa.

Mas se você quiser mais agilidade no processo de abertura e menos preocupação, a dica é contar com uma empresa de consultoria ou contabilidade, pois já conhecem todos os meandros.

Montando um plano de negócio

Ao abrir uma empresa de marketing digital, é fundamental montar um plano de negócio, que é onde você vai reunir todas as informações sobre a empresa.

Separamos algumas ideias para ajudar a elaborar esse planejamento:

  • Definir seu público-alvo;
  • Sua empresa será online ou física;
  • Quanto pretende ou tem para investir;
  • Saber quem são seus concorrentes;
  • Quais objetivos que quer alcançar;
  • Qual o prazo para ter retorno de investimento.

Essas são apenas algumas ideias, mas com certeza ajudam a montar um plano de negócio consistente.

Existem várias etapas até que a sua agência saia do papel, e é importante focar em cada uma delas para que seu negócio seja um sucesso.

Torne-se um especialista

Na verdade, a sua empresa pode oferecer os mais variados serviços ou pode se concentrar em apenas um, mas o ideal é que você seja especialista no máximo que puder.

Dessa forma, é possível atender aos diversos tipos de clientes e suas necessidades.

Mas é importante também estar sempre atualizado em relação às principais tendências.

Defina seus objetivos

Ao montar seu planejamento, defina objetivos muito claros. E nesse momento, a dica é escolher o nicho com o qual vai trabalhar.

De repente, marketing esportivo, de saúde, moda, e quando falamos em focar em um nicho, é para fazer você se diferenciar de outras agências de marketing digital.

Escolha o segmento da sua empresa

Você pode trabalhar de uma forma mais geral ou em algo mais direcionado, podendo oferecer os seguintes serviços:

  • Fazer sites e campanhas para redes sociais;
  • Criação de layout para sites;
  • SEO e marketing de conteúdo;
  • Landing Pages.

Esses são apenas alguns exemplos, e o principal objetivo de uma empresa de marketing digital é promover produtos e serviços nas mais variadas mídias, o que gera mais lucro e reconhecimento no mercado.

Formando uma equipe

Você vai precisar de profissionais da área para oferecer aos seus clientes esses e outros serviços.

Por mais que você queira fazer tudo sozinho no início, se realmente quer resultados, vai precisar contar com a ajuda de outros profissionais.

Ou se não tiver disponibilidade de investir muito, pode pensar na possibilidade de contratar freelancers, como redatores, desenvolvedores de sites, web designers, etc.

Portanto, tudo isso deve fazer parte do seu plano de negócio, e toda a parte burocrática da abertura de uma empresa de marketing digital deve ficar a cargo de quem domina a área, que pode ser um escritório ou consultoria de contabilidade.

Assim, quando menos esperar, já estará com a sua empresa e faturando muito!

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Escrito por: Cassio Malveiro

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