Se você esta vendo essa matéria, sinal que você cresceu ao ponto da MEI – Microempreendedor individual não te comportar mais, e isso é bom, alias isso é ótimo!
A migração para o Simples nacional é um processo relativamente fácil, primeiramente sua empresa deixará de ter o “Certificado de MEI” para ter um Requerimento de Empresário caso mantenha a empresa como individual, ou um Contrato Social caso opte em ter um ou mais sócios.
No primeiro momento faz se a comunicação do desenquadramento como MEI e solicita-se o enquadramento como Simples Nacional, este procedimento pode ser feito a qualquer momento do ano calendário.
Com essa mudança a empresa passa a calcular seus impostos sobre o faturamento total do mês aplicando a alíquota conforme as tabelas do simples nacional, outra mudança imediata é que o recolhimento do INSS antes feito pela guia fixa do MEI agora passa a ser também via a alíquota de 11% sobre o salário mínimo ou sobre o valor desejado.
Outro ponto importante é que a empresa agora passa a ser obrigada a manter a contabilidade regular de sua empresa, demonstrando através de livros fiscais e contábeis as suas movimentações financeiras.
Caso tenha ficado alguma dúvida pode nos chamar a qualquer momento, se precisar de auxilio para essa mudança nossa equipe esta pronta para lhe ajudar da melhor forma possível.