Como Abrir uma Empresa de E-commerce?

Ainda existem muitas dúvidas quando o assunto é abrir uma empresa de e-commerce, mas o processo é o mesmo da abertura de qualquer outra atividade.

Não é por ocorrer no meio virtual que não é necessário cumprir requisitos legais e burocráticos.

Por exemplo, é preciso ter um espaço físico e o registro da empresa em diversos órgãos.

Além disso, é um mercado que tem despertado o interesse de muitas pessoas, afinal, são milhões de consumidores acessando diariamente a Internet, inclusive houve um aumento significativo do poder de compra das classes C e D.

Se você está pensando em abrir uma loja virtual, vamos mostrar aqui todo o passo a passo, porque é essencial começar do jeito certo.

Entenda mais o conceito de e-commerce e tudo o que vai precisar para criar a sua empresa!

O que é e-commerce?

E-commerce, também conhecido por loja virtual, é um espaço para promover produtos e serviços na Internet.

Em outras palavras, é o site de uma empresa, onde o cliente tem acesso a todos os produtos e serviços, coloca no carrinho de compras e faz o pagamento, onde todo o processo é online.

Um de seus maiores diferenciais é que a loja está aberta todos os dias da semana, 365 dias por ano, o que ajuda muito a gerar mais vendas.

No entanto, é indispensável ter um provedor seguro, um site bem elaborado ou uma plataforma, pois assim, vai atrair clientes potenciais para sua loja.

Lembrando que uma loja virtual envolve muitos outros fatores e não apenas à exposição de produtos ou serviços.

Engloba também métodos de pagamento, frete, entrega, etc.

Portanto, é preciso organizar tudo da melhor forma para otimizar toda a jornada de compra, e consequentemente, vender mais.

Quais são os benefícios do e-commerce

Se você ainda está em dúvida se deve ou não abrir uma empresa de e-commerce, confira, a seguir, alguns benefícios:

  • Oferecer os produtos e serviços a milhões de pessoas, em qualquer lugar do planeta;
  • Aberta 24 horas, todos os dias da semana, 365 dias;
  • Todo o processo é online, o que reduz custos com funcionários, aluguel de espaço, etc.;
  • Relação mais próxima do cliente;
  • Maior visibilidade da marca;
  • Poder trabalhar em diversos nichos.

Esses são apenas alguns motivos pelos quais têm levado tantos empresários a investir no e-commerce, e isso ficou muito mais evidente no período da pandemia causada pelo Covid-19.

Uma outra dúvida e talvez alguns empresários ainda tenham receio de abrir um e-commerce, é porque não sabem muito bem como funciona.

Como funciona uma empresa de e-commerce?

Antes de saber como abrir uma empresa de e-commerce, é importante entender alguns pontos de como funciona na prática:

1.Como acontece o processo de venda?

Seja em um site ou plataforma, você oferece os seus produtos ou serviços. De uma forma bem simples: o cliente escolhe o que deseja e adiciona no carrinho de compras.

Depois, é direcionado para a página de pagamento, onde escolhe o método que mais lhe convém.

Após a confirmação do pagamento, os produtos são separados para serem enviados ao endereço cadastrado.

2.Montando o negócio

É claro que você pode fazer tudo sozinho, como cadastrar os produtos, criar o site, mas isso dá um pouco de trabalho e conhecimento.

Uma outra opção é contratar profissionais especialistas, que vão entregar tudo pronto.

3.Administração e logística

Da mesma forma que montar o negócio, pode ficar sob sua responsabilidade fazer todo esse gerenciamento, mas se não tiver muita experiência, pode encontrar uma certa dificuldade.

Isso porque terá que fazer o controle de estoque, logística de entrega, entre outras tarefas.

Dessa forma, você pode também contar com a ajuda de especialistas na área.

E aí vem a pergunta: como faço para abrir uma empresa de e-commerce?

Aprenda a abrir uma empresa de e-commerce

Agora que você já entendeu o melhor o conceito e alguns benefícios, chegou o momento de colocar em prática.

Por se tratar de um meio digital, é essencial oferecer toda a segurança aos seus clientes, principalmente no que se refere à proteção dos dados pessoais e financeiros.

E ainda vai ser preciso emitir notas fiscais, adotar uma política de devolução de produtos e de reembolso, apenas para citar algumas coisas.

Veja um passo a passo para abrir uma empresa de e-commerce:

#1 Faça uma pesquisa e escolha um nicho

Dependendo do seu conhecimento e habilidades, escolha um nicho que considere rentável, mas faça uma pesquisa de mercado antes.

O ideal seria conciliar um nicho que goste e que também seja lucrativo.

Faça uma lista de itens com os quais gostaria de trabalhar e estude como está o mercado, os concorrentes, as possibilidades de crescimento, etc.

#2 Defina seu público-alvo

Depois de escolher seu nicho de mercado, para quem vai oferecer os produtos ou serviços?

É fundamental definir seu público-alvo e todas as suas ações serão voltadas a atender as necessidades desse público.

#3 Quais os produtos a serem vendidos

Você tem a opção de comprar produtos em um fornecedor e revendê-los ou fabricar o seu próprio produto.

Em ambos os casos, é preciso analisar os preços, de forma a manter um fluxo de caixa e capital de giro.

#4 Site ou plataforma

Use a tecnologia a seu favor, e a boa notícia é que hoje existem muitas ferramentas que ajudam nesse processo.

Seja para construir um site do zero ou mesmo usar plataformas praticamente prontas, você terá que prestar atenção a diversos fatores no momento de criar sua loja virtual, tais como:

  • Ser adaptada a diversos dispositivos móveis;
  • Site deve ser fácil de navegar e o cliente encontrar tudo facilmente;
  • Oferecer vários canais de atendimento;
  • Processo de compra rápido;
  • Possibilidade de estimar o valor do frete;
  • Disponibilizar várias opções de pagamento;
  • Site deve transmitir confiança, por isso, deve contar com o certificado de segurança.

Todos esses fatores são fundamentais na hora de criar sua empresa de e-commerce.

#5 Tornar o e-commerce conhecido

Chegou o momento de sua loja virtual ser conhecida pelo maior número de pessoas, especialmente seus potenciais clientes.

Você vai precisar aplicar determinadas estratégias de marketing, como divulgar em redes sociais, fazer campanhas de e-mail marketing e otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa.

Quem está começando, o ideal é ter o suporte de profissionais da área, pelo menos para divulgar a marca e adotar as estratégias certas para atrair seu público-alvo.

# 6 Quais os custos para abrir uma loja virtual

Embora não tenha a necessidade de um espaço físico, você terá outros custos:

  • Hospedagem do site;
  • Aluguel de plataforma;
  • Investimentos em estoque;
  • Formalizar o negócio;
  • Capital de giro.

Na verdade, comparando com uma loja física, realmente os custos são bem menores, mas isso não significa que não existam.

Vale a pena colocar tudo no papel e ir reservando um capital para isso.

#7 Conhecer as questões legais do e-commerce

Você sabia que existe uma lei que dita as regras de uma empresa de e-commerce?

Além disso, é preciso sim ter CNPJ e emitir notas fiscais.

Também é necessário escolher o tipo de empresa, que poderá ser MEI, Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, variando de acordo com o faturamento.

São muitas questões burocráticas que precisam ser cumpridas, e uma dica para agilizar todo esse processo é contar com o auxílio de um escritório de contabilidade.

Eles sabem todos esses trâmites e quando menos perceber, seus clientes já terão acesso ao seu e-commerce e com certeza, alcançará os resultados que deseja.

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Escrito por: Cassio Malveiro

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